"Um país se faz com homens e livros"[Monteiro Lobato]

"Um país se faz com homens e livros"[Monteiro Lobato]

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

RECADINHO PARA MEUS ALUNOS


Queridos alunos do CASPL e CeANM,


A atividade dessa semana é:

* Para o 1ano - Florbela Espanca (sobre gêneros literários)

* Para o 2ano -Canção do Exílio (sobre romantismo no Brasil)

* Para o 3ano - Fernando Pessoa (sobre modernismo em Portugal)


Creio que essa metodologia utilizada para tarefas de casa será bem aproveitada e melhorará seus conhecimentos.


E AGUARDEM!!!


Em breve teremos nosso primeiro fórum de debate literário, com participação de diversos especialistas em Literatura e Redação! Você está convidado a participar desse grupo!


Beijos:)


Sarah Suzane.

23 comentários:

  1. Fernando Pessoa nasceu no dia 13 junho de 1888, em Lisboa.
    Teve uma vida turbulenta. Aos 5 anos de idade perdeu seu pai, vitima de tuberculose e um ano mais tarde seu irmão Jorge faleceu.
    Em 1896, sua mãe se casou com o cônsul português em Durban, na África do Sul,onde viveram entre 1895 e 1905.
    Estudou em uma escola de Durban durante 1 ano e permaneceu de ferias pelo mesmo período podendo visitar sua terra natal e sua família paterna.
    Em 1920, sua mãe ficou viuva e regressaram a Lisboa.
    A principal caracteristica de suas obras é: exaltação a patria, devido ao tempo em que ele permaneceu longe dela.
    Em 1934 publicou sua unica obra literaria "Mensagem".
    Um ano mais tarde ele veio a falecer, aos 47 anos de idade.

    Allan Victor 3°E.M CANM

    ResponderExcluir
  2. Principal representante do Modernismo em Portugal.
    Foi um poeta de grande versatilidade, percebe-se essa caracteristica devido aos seus heteronômios.
    O poeta começou a escrever aos 13 anos e foi se aperfeiçoando ao longo de sua vida. O que mais chama a atenção em sua vida literaria são os personagens criados por ele, que revelam sua multipla individualidade. Em seu unico livro publicado, Fernando Pessoa escreve sobre as glorias portuguesas no passado.
    "Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito." (Fernando Pessoa)

    Viviane Lopes Cardoso 3°E.M CANM

    ResponderExcluir
  3. Fernando António Nogueira Pessoa mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.
    É considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões.
    Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma.
    Durante sua discreta vida, atuou no Jornalismo, na Publicidade, no Comércio e, principalmente, na Literatura. Dono de uma mente brilhante como poeta criou vários heterónimos,como Àvalro de campos,Ricardo Reis, em torno das quais se movimenta grande parte dos estudos sobre sua vida e sua obra.

    Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em gente".
    Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática aos 47 anos, na cidade onde nasceu. Sua última frase foi escrita em Inglês: "I know not what tomorrow will bring… " ("Não sei o que o amanhã trará").

    Nathália Peixoto 3°ano E.M CEANM

    ResponderExcluir
  4. Florbeta Espanca:
    Poetisa portuguesa, natural do Alentejo, nasceu em 18 de dezembro de 1894. Registrada como filha de pai desconhecido, mas educada pelo pai e pela madrasta em Vila viçosa.
    Estudou em Évora, onde concluiu o curso secundário em 1917. Fracassado o primeiro casamento, foi para Lisboa (1919), onde frequentou a Faculdade de Direito. Estreou com o Livro das Magoas (1919). Colaborou esporadicamente na Seara Nova. Pouco antes de morrer casou pela terceira vez. Publicou ainda Soror Saudade (1923) e Charneca em Flor (1930). Apos sua morte apareceram poemas, contos (As Máscaras do Destino, 1931) e cartas nas quais esclarece o porquê de suas mágoas, causadas pela doença, pela morte do irmão num acidente de aviação e por dois casamentos frustrados. Buscou sua inspiração nas mágoas, nas desilusões, na morte desejada e no sonho de uma felicidade incorruptível. Destacou-se pela perfeição do soneto.

    Antônio Carlos 1° ano B-EM CeANM

    ResponderExcluir
  5. Fernando António Nogueira Pessoa ou mais conhecido como Fernando Pessoa foi um poeta e escritor marcado com diverosos nomes falsos ou heteronimos,sendo que cada nome tinha sua personalidades e em seus poemas assinava com seu heteronimo especificado e seus principais heteronimos foram Alberto Caeiro,Ricardo Reis e Alvaro de Campos
    Seus principais poemas foram :o guardador de rebanhos,o livro das magoas ,etc...
    Sua familiar foi muito dificil,morreram seu pai e seu irmao enquanto ele era criança
    Morreu aos 47 anos.
    Arthur:´´o que eu gosto de Fernando Pessoa e de seus heteronimos em que implicitamente diz que uma pessoa tem varias personalidades``

    Arthur Rodrigues Papacosta 3ºano E.M.CEANM

    ResponderExcluir
  6. Uma biografia de Fernando Pessoa seria na verdade uma coleção de biografias. Uma dele próprio; outras tantas para seus heterônimos. Alberto Caeiro, Álvaro de Campo, Ricardo Reis, Bernardo Soares, só para falar em alguns destes heterônimos, que não são pseudônimos com alguns pensam, mas escritores com personalidades e estilos próprios, com vida e história independentes dos demais. A genialidade de Pessoa era tamanha que não cabia em um só homem; eram necessários vários homens, várias cabeças para dar vazão a tanta criatividade, ao transbordamento de idéias que o acometia. Grande conhecedor da língua portuguesa, ela própria brincou com seu sobrenome: Pessoa. Talvez Pessoas fosse mais adequado, para um poeta que era habitado por tantos outros. Embora tenha escrito e publicado dezenas de artigos, ensaios e poemas em seus anos de vida, por incrível que pareça, ele que é um dos maiores poetas da língua portuguesa, publicou apenas um livro em vida, o "Mensagens" em 1934. Com este livro participou de um concurso literário chamado "Antero de Quental".

    ResponderExcluir
  7. Gonçalves Dias sente saudades de sua terra, e ele coloca isso em seu poema "Canção do Exilio"; que é um dos temas do romantismo, o nacionalismo. É um dos poemas mais conhecidos no brasil, e é considerada uma obra prima na literatura universal.

    Felipe Vicente 2ºANO'B' CeANM

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Fernando Pessoa foi um poeta e escritor portugues, que foi considerado um dos maiores poeta da lingua portuguesa e ele atuou no jornalismo, na publicidade, no comercio e principalmente na literatura, como poeta ele teve diversas personas conhecidas como heterónimos.Fernando Pessoa morreu de cirose hepatica aos 47 anos na cidade onde nasceu, sua ultima frase foi escrita em ingles: "I know not what tomorrow will brin" ("Não sei o que o amanhã trará").
    Guilherme Batista Silva 3ºano E.M.CEANM

    ResponderExcluir
  10. Uma biografia de Fernando Pessoa seria na verdade uma coleção de biografias. Uma dele próprio; outras tantas para seus heterônimos. Alberto Caeiro, Álvaro de Campo, Ricardo Reis, Bernardo Soares, só para falar em alguns destes heterônimos, que não são pseudônimos com alguns pensam, mas escritores com personalidades e estilos próprios, com vida e história independentes dos demais. A genialidade de Pessoa era tamanha que não cabia em um só homem; eram necessários vários homens, várias cabeças para dar vazão a tanta criatividade, ao transbordamento de idéias que o acometia. Grande conhecedor da língua portuguesa, ela própria brincou com seu sobrenome: Pessoa. Talvez Pessoas fosse mais adequado, para um poeta que era habitado por tantos outros. Embora tenha escrito e publicado dezenas de artigos, ensaios e poemas em seus anos de vida, por incrível que pareça, ele que é um dos maiores poetas da língua portuguesa, publicou apenas um livro em vida, o "Mensagens" em 1934. Com este livro participou de um concurso literário chamado "Antero de Quental".

    Ariane Belthodo 3°ano E.M CEANM

    ResponderExcluir
  11. Nascimento: 1894 Vila Viçosa
    Morte: 1930
    Época: Simbolismo
    País: Portugal

    FLORBELA ESPANCA (1894 ? 1930)

    Poetisa portuguesa, natural do Alentejo, nasceu em 18 de dezembro de 1894. Registrada como filha de pai desconhecido, mas educada pelo pai e pela madrasta em Vila viçosa. O pai de Florbela, deu-lhe seu nome, 19 anos após a sua morte por ocasião da inauguração de um busto feito para a poetisa em Évora. Florbela estudou no Liceu de Évora, caso-se em 1913 com Alberto Moutinho, concluiu o Curso De letras dos Liceus e, posteriormente estudou direito na Universidade de Lisboa, onde fez contato com outros poetas da época e com um grupo de mulheres escritoras. Colaborou com jornais e revistas, entre eles, O Portugal Feminino . Em 1919, publicou sua primeira obra poética ; O Livro das Mágoas. Em 1921, divorciou-se e casou-se novamente com António Guimarães, um oficial de artilharia. Nesse ano também seu pai se divorcia e casa-se com Henriqueta Almeida. Em 1923 publica a obra: Livro de ´Sóror Saudade. Em 1925 casa-se pela terceira vez com o médico Mário Lage, em Matosinhos. Os casamentos fracassados, as desilusões amorosas e principalmente a morte acidental do irmão Apeles Espanca, na queda de um avião sobre o Tejo em 1927, marcaram profundamente a vida e a obra de Florbela Espanca, Em dezembro de 1930, agravados os problemas de saúde, sobretudo de ordem psicológica, Florbela morre em Matosinhos aos trina e seis anos de idade, tendo como causa morte em seu atestado de óbito um edema pulmonar, causa mortis que suscita algumas controvérsias, pois algumas biografias da poetisa falam em suicídio por ingestão de remédios e até mesmo por um tiro.
    A temática da poesia de Florbela Espanca é recorrente ao sofrimento, a solidão e ao desencanto que se contrapõem a uma ternura e um desejo de felicidade que somente pode ser alcançado no absoluto. A veemência passional de sua linguagem, traço pessoal que transparece suas frustrações e anseios por vezes carregados de sensualidade e erotismo, são características de suas poesias e de sua obra. A poetisa não se ligou claramente a um movimento literário; alheia ao modernismo, seguiu a linha do poeta António Nobre, e a técnica do soneto que a celebrizou, teve influência de Antero de Quental e mais longinquamente de Camões. Alguns críticos referem-se a sua poesia como uma espécie de don-juanismo feminino, pelos excessos e exacerbamento da paixão com voz marcadamente feminina. Florbela Espanca, uma mulher acima de seu tempo, tida como grande figura feminina das primeiras décadas da Literatura Portuguesa do século XX.
    Postumamente foram publicadas as obras; Charneca em Flor (1930); Cartas de Florbela Espanca (1930); Juvenília; As marcas do destino; Diário do Último ano seguido de um poema sem título, e o Livro de Contos Dominó Preto ou Dominó Negro.

    Aluno: Jordy
    "Original,recuse imitações"
    Série:1° Ano "B"
    Escola: CeANM

    ResponderExcluir
  12. Fernando Antônio Nogueira Pessoa participou da primeira geração do modernismo português e foi considerado, junto a Camões, o maior poeta de Portugal.
    No dia 8 de março de 1914, ele criou três diferentes poetas: um mestre bucólico (Alberto Caeiro), um neoclássico estóico (Ricardo Reis), e um poeta futurista (Álvaro de Campos). E foi de onde pôde afirmar: “E tudo me parece que fui eu, criador de tudo, o menos que ali houve”.
    Fernando Pessoa faleceu em 30 de novembro de 1935, no mesmo país em que nasceu (Lisboa), sem ter noção exata da dimensão que sua obra alcançaria, e do enigma que sua pessoa deixaria a todos.

    Andréia Borges
    3°ano E.M.
    CeANM

    ResponderExcluir
  13. Laisa Caroline - CEANMquinta-feira, fevereiro 25, 2010

    Laisa Caroline
    Terceiro Ano
    CEANM

    Fernando Pessoa foi um escritor portugues muito importante da sua epoca, nasceu em 1888 e morreu 1935.
    Publicou o seu primeiro ensaio de crítica literária em 1912, o primeiro texto de prosa criativa (um trecho do Livro do Desassossego) em 1913, e os primeiros poemas em 1914.
    Surge o mestre Alberto Caeiro. Fernando Pessoa passa a escrever poemas dos três heterônimos.Primeiro número da Revista "Orfeu". Pessoa "mata" Alberto Caeiro. Surge a Revista "Atena", dirigida por Fernando Pessoa e Ruy Vaz. Fernando Pessoa requere patente de invenção de um Anuário Indicador Sintético, por Nomes e Outras Classificações, Consultável em Qualquer Língua. Dirige, com seu cunhado, a Revista de Comércio e Contabilidade.Aparece "Mensagem", seu único livro publicado.
    30 de novembro de 1935 - Morre em Lisboa, aos 47 anos.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Queridos alunos,
    Por favor, respondam a atividade comentando abaixo do poema/ texto analisado... Parabéns para os que responderam e pesquisaram!!
    Já estou anotando os pontos...
    E se inscrevam para colocar sua fotinha... fica bem "bonitinho" rsrs
    Boa noite!
    Bjins:)

    ResponderExcluir
  16. Fernando Pessoa teve grande destaque e foi um escritor de grande papel e importância nesse movimento Modernista em Portugal. Seu objetivo como o de outros escritores era de atualizar e revolucionar a cultura portuguesa no cenário europeu.


    Esse movimento modernista surgiu com uma poesia alucinada, provocadora, irritante com o intuito maior de desestabilizar a ordem política, social e economica. A tematica artística apresentava-se com sinais de inconformismo, de instabilidade, com o desejo romper com o passado e de aderir a idéias futuristas dando maior vida ao pais. Tanto que na literatura a idéia futurista foi a mais explorada pelos escritores. Na teoria esse manifesto da literatura futurista pregava, assim como no modernismo brasileiro, a destruição da sintaxe, uso de símbolos matemáticos e o menosprezo por adjetivos, advérbios e pontuação.
    Fernando Antônio Nogueira Pessoa, foi um dos escritores que participou da primeira geração do modernismo em Portugal, e foi considerado, junto a Camões, o maior poeta de Portugal.
    Um grande escritor, e conhecido também por outros 3 nomes não melhores que o seu " de verdade ". Fernando Pessoa criou 3 heterônimos, cada um com um tipo especifico de personalidade e gosto, cada um com seu estilo, mas todos ao mesmo tempo em uma so mente.
    Alberto Caeiro, o "mestre" entre os outros, aquele cuja poesia mais se aproximou da do próprio Fernando Pessoa. O que importava para ele era viver o mundo, era estar nele presente, sem questionar de estar-se ali naquele momento, sem interrogar-se do que se vive.
    Ricardo Reis representava o poeta clássico; era monarquista, educado em colégio jesuítas, amante das culturas grega e latina. Buscava sempre o mais alto, o impossível em sua poesia. Participou bastante da revista Presença, da denominada 2ª fase do modernismo português.
    Álvaro de Campos, apresentou-se como o mais modernista entre todos, e pode se dizer que também o mais indisciplinado. Reagia aos impulsos das emoções, para o presente, para as modernidades que o mundo apresentava, aberto a realidade. Então Álvaro fez o papel do heterônimo mais proximo às tendencias do inico do modernismo europeu, influenciado principalmente pela geração futurista.


    Pablo Silva. CeANM 3º ano E.M.

    ResponderExcluir
  17. Gonçalves Dias deixa claro no poema a saudade que ele sente do Brasil. Pede a Deus para que deixe-o visitar sua terra querida antes que que morra. Faz um poema do romantismo com grande sentimento nacionalista valorizando bastente o Brasil.

    Marcos Vinicius de Almeida Teles
    2ª"B" E.M - CEANM

    ResponderExcluir
  18. Vitoria Cardoso Campossegunda-feira, março 01, 2010

    Florbela Espanca (1894? 1930)

    Florbela Espanca, batizada com o nome Flor Bela de Alma da Conceição, foi uma poetisa portuguesa. A sua vida de trinta e seis anos foi tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização e feminilidade.
    A temática da poesia de Florbela Espanca é recorrente ao sofrimento, a solidão e ao desencanto que se contrapõem a uma ternura e um desejo de felicidade que somente pode ser alcançado no absoluto. A veemência passional de sua linguagem, traço pessoal que transparece suas frustrações e anseios por vezes carregados de sensualidade e erotismo, são características de suas poesias e de sua obra. A poetisa não se ligou claramente a um movimento literário; alheia ao modernismo, seguiu a linha do poeta António Nobre, e a técnica do soneto que a celebrizou, teve influência de Antero de Quental e mais longinquamente de Camões. Alguns críticos referem-se a sua poesia como uma espécie de don-juanismo feminino, pelos excessos e exacerbamento da paixão com voz marcadamente feminina. Florbela Espanca, uma mulher acima de seu tempo, tida como grande figura feminina das primeiras décadas da Literatura Portuguesa do século XX.Postumamente foram publicadas as obras; Charneca em Flor (1930); Cartas de Florbela Espanca (1930); Juvenília; As marcas do destino; Diário do Último ano seguido de um poema sem título, e o Livro de Contos Dominó Preto ou Dominó Negro.

    Aluna:Vitória Cardoso Casmpos
    Série:1º ano "B"
    Escola: CeANM

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Fernando Pessoa foi um escritor portugues muito importante da sua epoca, nasceu em 1888 e morreu 1935.
    Publicou o seu primeiro ensaio de crítica literária em 1912, o primeiro texto de prosa criativa (um trecho do Livro do Desassossego) em 1913, e os primeiros poemas em 1914.
    Surge o mestre Alberto Caeiro. Fernando Pessoa passa a escrever poemas dos três heterônimos.Alguns críticos referem-se a sua poesia como uma espécie de don-juanismo feminino, pelos excessos e exacerbamento da paixão com voz marcadamente feminina. Florbela Espanca, uma mulher acima de seu tempo, tida como grande figura feminina das primeiras décadas da Literatura Portuguesa do século XX.Postumamente foram publicadas as obras; Charneca em Flor (1930); Cartas de Florbela Espanca (1930); Juvenília; As marcas do destino; Diário do Último ano seguido de um poema sem título, e o Livro de Contos Dominó Preto ou Dominó Negro.


    1ªa ceanm

    ResponderExcluir