Autopsicografia
Fernando Pessoa
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama o coração.
Cite os temas modernistas que estão presentes nesse poema. Deixe também a sua interpretação, seu comentário e análise.
ResponderExcluirTemas:Assim como a maioria de seus poemas, nesse Fernando Pessoa explora temas do sentimento do amor,da dor e da razão.
ResponderExcluirInterpretação:Nesse poema ele mostra
o poeta como alguém que finge completamente, ao ponto de fingir seus sentimentos,sua dor.E o leitor ao ler o poema consegue sentir essas dores também.E esses sentimentos se resumem nas coisas do coração.
Coméntarios:O poeta tenta fazer um poema para passar algo para o leitor, algo em que o leitor possa se encontrar,não o que exatamente ele esteje sentindo.O poeta se encarrega de passar uma ''realidade'' que nem mesmo ele acredita.
Análise:Os poemas modernistas apresentam uma construção inovadora em termos de sintaxe.O modernismo surge para derrubar a literatura convencional,introduzindo um novo estilo que viria escandalizar os conservadores.
Kariny Ap. de Souza 3ºano
Colégio Adventista do Novo Mundo.
Os temas modernistas que mais predominam o poema são de sofrimento amoroso e tristeza.O poeta expressa a dor que ele sente por amar alguém mas de uma maneira fingida fazendo com que os leitores sintam a mesma dor como se fossem deles próprios. O poeta tenta mostrar para os leitores que a realidade de quem ama é o sofrimento, a dor e a tristeza.O modernismo foi criado para inovar a literatura.
ResponderExcluirLaís Gonçalves da Luz. 3º ano
CEANM.
O modernismo envolvido nesse poema é a tristeza e o amor. Fernando Pessoa mostra em seu poema um amor fingido que é passado aos leitores para que eles também possam sentir esse amor que alguns entendem que e o amor é sofrimento. João Pedro C. Santos
ResponderExcluirCeANM 3 ano
os temas modernistas envolvidos nesse poema e sobre a dor e sobre e o amor. nesse poema Fernando Pessoa fala que o poeta ele e um fingido, e que ele e capaz de sentir uma dor que ele não sente... ---------------------------------------------
ResponderExcluirFernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português. Fernando Pessoa morreu de cirrose hepática(ERA UM VERDADEIRO CACHACEIRO (6)) aos 47 anos, na cidade onde nasceu. Sua última frase foi escrita em Inglês: "I know not what tomorrow will bring… " ("Não sei o que o amanhã trará").
"
"
"
"
V
ALUNO: Héric henrique
SERIE:3º E.M
COLEGIO:ceanm
Temas : sobre o sentimento de dor.
ResponderExcluirInterpretação : que o poeta sempre finge a sua dor, mas é uma dor que ele realmente sente. E o leitor se sente bem ao ler isso, mas não pelas dores que o poeta tem, mas pelas dores que ele (o leitor) não tem. Entrentendo a razão, e isso tudo é sempre um giro, um embaraço.
Comentário: Fernando Pessoa, expoem o poeta dizendo que ele é um fingidor da sua dor, mas é "A dor que deveras sente" que ele realmente vive. E o leitor se sente bem ao ler as dores que ele (leitor) não tem.
Análise: o Modernismo, surgiu com intuito de escandalizar, principalmente a burguesia. Onde viria derrubar aquela literatura conservadora.
Thalita Goulart 3° ano CeANM
Nesse poema expressa o sentimento de Dor e Amor fazendo com que o leitor tenha as suas dores e que o poeta é um figidor , ele não sente aquela dor na realidade , mais ele tenta passar para o leitor como aquilo é um coisa veridica , ele sente de verdade , o modernismo veio naquela época como uma inovação , veio para contribuir para revelar um sentimento nacionalista fortemente arrigado na sociedade .
ResponderExcluirDANIELE . L
3° ANO
CeANM
Em seus poemas como nesse também Fernando Pessoa expressa sentimentos como a razão o amor e a dor.
ResponderExcluir"Um dos dramas de Pessoa foi o de ser extremamente lúcido, de sonhar em ser inconsciente, porém sem perder a lucidez."
Nesse poema Fernando Pessoa, demostra sentir uma dor profunda, se "entrega" a ela, mas talvez na verdade ele não sente dor alguma, mas na sua expressividade o leitor encontra aquilo que ele esta precisando, a explicaçãou ou o reflexo do que esta sentindo.
Os poemas modernistas eles apresentam uma nova estrutura de sintaxe; que veio para revolucionar a literatura convencional; surgindo como um novo estilo literario
Débora Ap. Mendonça
3º ano "EM"
Colégio Adventista Novo Mundo- CEANM
-Sentimentos: sobre a dor e o amor.
ResponderExcluir-Interpretação:o poeta consegue finge uma dor que, o leitor ao ler, consegue imagina-la, ou até mesmo senti-la. E nesse sentimento busca uma razão, é um sentimento do coração.
-Comentário:Fernando Pessoa tenta passar uma mensagem para o leitor,algo que o leitor pense, reflita, não que seja algo pelo que esteja passando.
-Análise: o Modernismo foi um movimento que veio para quebrar a literatura conservadora,e tinha o objetivo de escandalizar.Uma das caracteristicas é que o escritor não se prende a regras ou tabus, mais tem a liberdade de expressão.
Aluno: Genes Rosa Tavares Filho
3°E.M CeANM
PARABÉNS AOS ALUNOS QUE RESPONDERAM A QUESTÃO! JÁ ORGANIZEI UMA PLANILHA, A FIM DE ANOTAR OS PONTOS DAQUELES QUE FAZEM AS TAREFAS!!!
ResponderExcluirGOSTEI DOS ARGUMENTOS, DAS REFLEXÕES... E DAS CONCLUSOES... ALGUMAS BEM HUMORISTICAS... (não é Sr. Héric?!)rsrs
Até Amanhã!
Bjins:)
Fala de dor e sentimento.
ResponderExcluirInterpretação: "O poeta é um fingidor/Finge tão completamente que chea a fingir que é dor."Que o poeta pode fingir sua própria dor e pode relatar a dor que ele está sentindo,os leitores também podem sentir o que o poeta escreveu e também fala vários sentimentos que o coração pode criar.
O tema mordenista é o expressionismo,porque ele tá expressando tudo aquilo que ele está sentindo.
Comentário:Fernando Pessoa foi um escritor que pretendia derrubar as formas artísticastradicionais escândalisando a burguesia,então por isso os poemas dele eram irreverentes e alucinados.
Análise:O modernismo foi criado para escandalizar o burguêse e eles queriam acabar com a literatura conservadora.
Rayane Tavares - 3ºano E.M.
Colégio Adventista Novo Mundo
Os temas existentes no poema são sentimentos de tristeza e um sofrimento amoroso. O autor tenta passar um dor que na verdade não exite, uma dor que ele criou. Ele finge tão bem a dor, que chega a acreditar que a dor é real. E ele tenta fazer com que os leitores sintam a mesma dor que ele.
ResponderExcluirO modernismo veio para inovar a velha literatura.
Camila Lemos.
3º ano
CEANM
Os temas estão relacionados com sentimentos de dor e amor. Fernando Pessoa expressa uma dor que na verdade não existe, ele consegue fingir tão bem que até ele mesmo acredita que sente essa dor. E ele passa para os leitores a dor que ele sente tentando convencer o leitor de qe a dor é real.
ResponderExcluirO modernismo foi criado para inovar a velha literatura.
Camila Lemos.
3º ano
CEANM
Os temas estão relacionados com sentimentos de dor e amor. Fernando Pessoa expressa uma dor que na verdade não existe, ele consegue fingir tão bem que até ele mesmo acredita que sente essa dor. E ele passa para os leitores a dor que ele sente tentando convencer o leitor de qe a dor é real.
ResponderExcluirO modernismo foi criado para inovar a velha literatura.
Camila Lemos.
3º ano
CEANM
Lidiany Aparecida 3º ano EM - Ceanm
ResponderExcluirFernando António Nogueira Pessoa (1888-1935, Lisboa), poeta e escritor português. Pessoa é considerado junto de Luís Vaz de Camões um dos mais importantes poetas de língua portuguesa.
Por ter crescido na África do Sul, para onde se mudou aos sete anos em virtude do casamento de sua mãe, Pessoa foi alfabetizado em Inglês. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa. Fernando Pessoa dedicou-se também a traduções desse idioma.
Durante sua discreta vida, atuou no Jornalismo, na Publicidade, no Comércio e, principalmente, na Literatura. Como poeta, desdobrou-se em diversas personas conhecidas como heterónimos, em torno das quais se movimenta grande parte dos estudos sobre sua vida e sua obra. Centro irradiador da heteronímia, auto-denominou-se um "drama em gente".
Tema: Nesse poema o autor , como todo mundo disse , fala sobre amor e dor .
ResponderExcluirComentário: Ele fala (o artista expressionista) de um sentimento que as pessoas se identificavam , que elas sentiam , mas não sabiam expressar . E ele ''expressou'' por elas !
Interpretação: No caso desse poema , ele fala sobre o fingimento do poeta que finge tão bem , que agente até acredita que é dor mesmo ! E ele fala de uma dor que nem ele sabe direito , imagina o leitor !
Análise: Como já foi dito , o expressionismo veio para acabar com os conservadores(burgueses) e sua literatura .
Adriana Guimarães Barbosa Ferreira
3º ano / CeANM
Um sentimento de amor, tristeza e dor. Fernando Pessoa mostra mostra em seus poema seus sentimentos, issso faz com que o leitor tambem se endentifica com com os poemas, ele fala o q sente e isso mexe com o leitor. O modernismo veio com muita mudança na literatura e isso escandalizou a burguêsia com uma literatura Conservadora.
ResponderExcluirNoemi Soares - 3° ano E.M
CeANM
Os sentimentos explorados na poesia de Fernando Pessoa, é a dor e o amor.
ResponderExcluirEm seu poema, o autor escreve algo para chamar a atenção dos leitores, para que eles possam " se colocar" no lugar da pessoa que é a principal. E através disso, as pessoas se sentem como se fosses elas mesmas, ficam frustadas pelo que o personagem está passando, e essa é uma característica do expressionismo, que é a predominância da razão, e etc.
Fernando Pessoa é um dos representantes do Modernismo em Portugal da 1º geração, e o objetivos deles, era escandalizar o burguês, queriam novas mudanças.
Fernando Pessoa, ele inventou muitas "pessoas", mais as únicas que ele representou foi, Alberto Carneiro, Ricardo Reis e Alvaro de Campos.
Ananda Silvério Ribeiro, 3º ano "E.M"
Colégio Adventista Novo Mundo
Há a presença do tema: expressionismo.
ResponderExcluiro título ja sugere a intençao do poeta ao explicar algo que ele sente,no caso,a dor e o amor, mas nao é utilizada a 1ª pessoa em seu texto.
a escrita é facil de ser compreendida, o que faz com que o leitor tenha facilidade de ler o poema ate o fim, e trata sobre um assunto real. é claro que como um bom poeta, ele deve usar de subjeção, sempre em boas poesias, há escritas nas entre linhas.
Camila Malveira Matos, 3º ano E.M.
Caspl
Presença do expressionismo, sentimento predominou sobre a razão, falando sobre dor e amor.
ResponderExcluirA partir do titulo, percebe - se qe ele fala dele mesmo, liguagem facil de interpretar.
Hingritty Ohana,
3° ano E.M. CASPL
Expressionismo, falando sobre a dor e o amor.
ResponderExcluirVitor Goulart
3º ano E.M caspl
O tema expresso no poema é a dor do poeta, que não é sentida pelos leitores de sua obra, e devido a isso eles se sentem bem ao lê-la: a dor que gerou a obra não lhes pertence. Entendi que ao caracterizar coração como “comboio de corda” o autor quis expressar a mobilidade, a dinâmica dos sentimentos, que sempre estão fluindo. E com a expressão desses sentimentos do coração, outras pessoas são entretidas.
ResponderExcluirGisele Santana
3º ano
Ensino Médio
CASPL
o poema se a presen ça do expressionismo e o tema expressado poema e amor e dor pelo titulo da pra ter epressao que ele fala dele msmo ...
ResponderExcluirdayanne crystian
3 ano EM do CASPL
QUERIDOS,
ResponderExcluirO POEMA DE FERNANDO PESSOA RETRATA O ASSUNTO SENTIMENTAL DE SE CONHECER.OS TEMAS MODERNISTAS PRESENTES SAO A OUSADIA, A IRREVERENCIA, A MULTIPLICIDADE(NO CASO DO EU), O CONFLITO INTERIOR, O SENTIMENTO DO SER HUMANO, A EMOÇAO SOBREPOSTA A RAZAO, O DESASSOSSEGO, ETC.
EM RELAÇAO A ESTRUTURA POETICA MODERNA, PERCEBE-SE UMA LIBERDADE.
PARABÉNS AOS QUE RESPONDERAM...
NESSA SEMANA NÃO TEREMOS TAREFA NO BLOG, EM VIRTUDE DAS PROVAS.
ABRAÇOS.
PROFESSORA SARAH